O Sandbox.Rio, criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE) da Prefeitura do Rio e gerido por sua Subsecretaria de Regulação e Ambiente de Negócios (SUBRAN), é o ambiente regulatório experimental que permite testar com clientes reais, sob autorização temporária, produtos, serviços ou processos inovadores que não se enquadram na regulação pré-existente. O objetivo é incentivar o empreendedorismo e gerar dados para aprimorar políticas públicas e a regulação aplicável a novas tecnologias.
A partir dos testes realizados, são coletadas informações que auxiliam a Prefeitura na compreensão das inovações, garantindo um arcabouço regulatório receptivo e aderente às novas tecnologias. Além disso, a base de dados gerada no período de testes ajuda os gestores públicos na concepção de políticas públicas de interesse do Município.
Redução dos custos e do tempo de entrada de ideias inovadoras no mercado
Maior facilidade na obtenção de financiamento para projetos inovadores, em razão da maior segurança jurídica
Interlocução com órgãos governamentais essenciais para o desenvolvimento da atividade em âmbito municipal
Qualquer pessoa jurídica com capacidade técnica e financeira para executar os projetos elegíveis ao sandbox, como empresas, institutos de pesquisa e outras entidades voltadas à promoção de inovações tecnológicas.
O Sandbox.Rio pretende selecionar projetos que auxiliem, de algum modo, o desenvolvimento econômico da cidade do Rio de Janeiro por meio de soluções inovadoras. Para isso, é necessário que os projetos estejam alinhados às competências de atuação dos municípios. São exemplos de projetos elegíveis ao Sandbox.Rio:
Simplificações na forma de licenciar projetos urbanísticos
Tecnologias que promovam a digitalização dos serviços públicos
municipais
Utilização segura de drones para a atuação de entidades
públicas e privadas
Instalação de estruturas nas vias públicas municipais para a promoção de iniciativas sustentáveis
Soluções de Smart City e Mobility as a Service (MaaS)