SOBRE

A Eve Air Mobility, subsidiária de aeronaves elétricas da Embraer, se dedica a acelerar o ecossistema de mobilidade aérea urbana (UAM), com um projeto eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) avançado, e está preparando os documentos legais para trabalhar junto da Prefeitura do Rio para participar do Sandbox e assim estudar a futura operação dos eVTOLS na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é o transporte de pessoas partindo e indo de/para aeroportos, voos panorâmicos – fomentando ainda mais o turismo - , como também o transporte de pessoas entre pontos estratégicos dentro da cidade do Rio. Por ser um veículo totalmente elétrico, esta iniciativa se alinha as ações do município em neutralizar as emissões de gases estufas próximas décadas.

PROBLEMA REGULATÓRIO

A operação de eVTOLs em áreas urbanas enfrenta desafios regulatórios relacionados ao uso do espaço aéreo de baixa altitude, à integração com aeroportos e helipontos, e à definição de normas para segurança operacional e certificação dos veículos. Além disso, há necessidade de regulamentação específica para o uso de infraestrutura terrestre, como vertiportos, e para a autorização de trajetos urbanos, garantindo compatibilidade com o planejamento urbano e minimizando impactos à população.

O QUE ESTAMOS TESTANDO

Estamos avaliando a viabilidade técnica e operacional de eVTOLs no contexto urbano do Rio de Janeiro, incluindo o desenvolvimento de rotas estratégicas para transporte de passageiros entre aeroportos, pontos turísticos e áreas-chave da cidade. O teste também explora a compatibilidade dessa solução com as metas de sustentabilidade do município, medindo sua contribuição para a redução de emissões de carbono e a promoção de um modal de transporte inovador.

RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se validar o modelo operacional de eVTOLs para transporte urbano, incluindo seu potencial para otimizar a mobilidade, fomentar o turismo e integrar-se à infraestrutura existente de transporte. O projeto também busca fornecer dados que subsidiem a criação de regulamentações específicas e fomentar a adoção de soluções de mobilidade aérea sustentável, alinhadas às metas climáticas e de inovação do Rio de Janeiro.

PERÍODO DE TESTES

- 6 meses

DOCUMENTOS E RELATÓRIOS