A Ezvolt Brasil, presente até então em condomínios e pontos comerciais, vai poder implantar o “Projeto Eletroposto Carioca”, que consiste em uma rede de eletropostos com recarga rápida para veículos híbridos e elétricos - inclusive táxis - em pontos previamente definidos. Além do seu potencial para contribuir na melhoria da infraestrutura adequada para os carros elétricos, este será o primeiro projeto de geração de créditos de carbono por meio da recarga de veículos elétricos da América Latina, o que se alinha com o Bolsa Verde e o Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática do Município, cujo compromisso é construir uma cidade neutra em emissões de gases de efeito estufa até 2050.
A instalação de eletropostos em áreas públicas no Brasil enfrenta desafios normativos. A ausência diretrizes específicas o serviço limita a expansão da rede de recarga e impacta diretamente o crescimento da mobilidade elétrica. Por meio do Sandbox Rio, este projeto permite testar novos formatos de regulamentação, criando um ambiente seguro para experimentação e ajustes antes de uma possíve implementação em larga escala.
O projeto busca validar um modelo operacional que permita a instalação de eletropostos em vias públicas, considerando aspectos técnicos, econômicos e regulatórios. Entre os principais pontos avaliados estão: • Infraestrutura e Tecnologia: Implementação de carregadores rápidos, integração com a rede elétrica e monitoramento do consumo. • Modelo de Ocupação do Espaço Público: Alternativas para concessão e gestão da infraestrutura em harmonia com o ambiente urbano. • Uso e Experiência do Usuário: Formas de pagamento, acessibilidade e integração com aplicativos de mobilidade. • Impacto no Sistema Elétrico: Avaliação da demanda energética e viabilidade técnica da operação.
O objetivo é estabelecer um modelo replicável para a expansão dos eletropostos em áreas públicas, contribuindo para a mobilidade elétrica no Rio de Janeiro e no Brasil. Os principais impactos esperados incluem: • Avanço Regulatório: Criação de diretrizes para facilitar a implementação de novos eletropostos. • Acessibilidade à Recarga: Expansão da infraestrutura para veículos elétricos, incentivando sua adoção. • Sustentabilidade: Redução das emissões de CO₂ e alinhamento com as metas ambientais da cidade. • Expansão do Modelo: Possibilidade de replicação em outras regiões e aprimoramento da política pública para mobilidade elétrica.
EM EXECUÇÃO - até 25/12/2025