SOBRE

Entrega de bebidas por veículos não tripulados (drones) é uma das soluções inovadoras selecionadas no Sandbox.Rio. A AMBEV vai trazer para a cidade do Rio drones que vão transportar bebidas para consumidores e Pontos de Vendas (PDVs) em locais controlados, a partir de uma parceria com a SpeedBird, que é a primeira empresa a obter o certificado de autorização de voo experimental (CAVE), expedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para a realização de entregas, por meio de um de seus modelos de drone, o DLV1.

No Sandbox.Rio, as empresas vão realizar o delivery de bebidas com o DLV2, que já conta com autorização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para acesso ao Espaço Aéreo brasileiro. A partir dos droneports, os drones vão operar com texto máximo de voo para 120 metros, no período de 8 horas da manhã até 6 horas da tarde, transportando cargas de até 6,5 kg em velocidade média de 50 km/h. A previsão é que ocorram até 25 voos por dia, todos em áreas sem presença populacional.

A iniciativa busca melhorar a malha logística do Município, possibilitando economia de tempo na entrega de consumíveis como bebidas, bem como reduzir poluentes pelo uso elétrico de transporte. Além disso, a SMDEIS vai estar em diálogo constante com a ANAC e o DECEA para compartilhar dados obtidos ao longo da experimentação e contribuir para a construção de um quadro regulatório alinhado à inovação experimentada no âmbito do Sandbox.Rio.